Iniciada em março de 2014, a Orquestra Jovem de Sergipe é um projeto voltado para a transformação social através da música e da arte.
Atendendo atualmente a 270 crianças e adolescentes, nosso principal objetivo é proporcionar aos alunos, moradores dos bairros Santa Maria e 17 de Março, a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de corda, sopro, percussão, canto coral e musicalização, promovendo um encontro com a música clássica, e abrindo portas para a profissionalização.
São oferecidas aulas de Canto Coral, Violino, Violoncelo, Viola, Contrabaixo, Percussão, Flautas, Oboé, Fagote, Clarinete, Teoria Musical e Musicalização, tanto na modalidade individual quanto em grupo, em três núcleos diferentes (Espaço Cuidar, CRAS e Instituto Rahamim).
Idealizada pelo ex-governador Marcelo Déda, a missão da Orquestra é inspirar a construção de valores que contribuem com a transformação e o desenvolvimento dos nossos alunos, promovendo novas possibilidades para um futuro com ética, senso de coletividade, disciplina e o comprometimento.
É um projeto realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com o patrocínio da empresa Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, com recurso do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através de apoio do Banese e do Banese Card, e com o apoio do Instituto Marcelo Déda, da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Instituto Rahamim.